TIPOS DE POLICIAMENTOS


Radiopatrulha – Atendimento “190”
Radiopatrulha é prioritário entre os programas de policiamento e aplica-se a toda região do município de Sena Madureira. Sua execução dá-se por meio do emprego de viatura e da equipe de policiais militares, na realização do patrulhamento preventivo e ostensivo; nele cada radiopatrulha constitui uma força de patrulha suficiente para as funções de presença, observação e intervenção (atendimento) nos casos (ocorrências) habituais. Atende ao 190.

Policiamento com Motocicletas
O policiamento consiste no emprego de policiais militares devidamente treinados para o uso eficiente e seguro de motocicletas em ações policiais. O policiamento motorizado tem como missão apoiar as Unidades Policiais Militares de área nas atividades de policiamento ostensivo, principalmente em áreas com maiores índices de criminalidade. Visando incrementar as ações policiais militares em busca da redução do tempo de pronta resposta a população. Diante do atual cenário de mobilidade urbana, o emprego de policiais militares com motocicletas tem assumido um importante papel na prestação de serviços de segurança pública, e com esse novo formato de policiamento a PM pretende prestar um serviço ainda mais eficiente em prol da sociedade.

Policiamento de Trânsito
O policiamento de trânsito prioriza a prevenção aos delitos nos principais cruzamentos da cidade, melhorando a fiscalização de trânsito, graças ao convênio firmado entre o estado e o município. Os policiais militares deste programa de policiamento são preparados e, recebem instrução sobre legislação de trânsito e de técnicas e procedimentos operacionais padrão voltados ao melhor desempenho na atividade. Este programa atua em pontos previamente selecionados e estudados criteriosamente, visando também à redução de índices criminais. Os policiais militares que atuam nesse programa também realizam operações específicas, que tem sua atenção voltada a coibir o uso de álcool por condutores.

Policiamento Escolar
Os policiais militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadanias; sua presença nas escolas traz segurança a toda comunidade escolar. As informações que são transmitidas aos alunos são sempre as mais atualizadas a respeito das drogas e dos vários tipos e dos tipos de abordagens, para que os estudantes tenham condições e postura equilibrada com relações as drogas de maneira pacífica, conscientizados das conseqüências de quem se transforma em um dependente químico e de quem entra para o tráfico de entorpecentes.O policiamento escolar é realizado por meio da Ronda Escolar e também do Programa Proerd.

Policiamento Comunitário
O policiamento comunitário, visa a maior integração do policial militar com a comunidade, provocando uma maior participação do cidadão tanto na segurança quanto na prevenção local. Em ações conjuntas de análise de problemas e organização obtêm-se resultados altamente positivos. A segurança pública é responsabilidade de todos e, por meio da prevenção primária, tendo por esteio o policiamento comunitário, é atingida com mais efetividade.
Tem sua visibilidade por meio de: Base comunitária de segurança.
Página inicial